Assalto em Copacabana tem granada, perseguição e mulher atingida por tiro durante a fuga de bandido

Um dos suspeitos ficou caído na calçada após ser abordado — Foto: Vera Araújo/Agência O Globo

Um assalto com granada em Copacabana, na Zona Sul do Rio, levou pânico às ruas nesta sexta-feira. Segundo a Polícia Militar, bandidos tentavam roubar uma lotérica na Rua Barata Ribeira, uma das principais vias do bairro, em frente à estação do metrô Cardeal Arcoverde. Segundo o comando do 19º BPM (Copacabana), um dos suspeitos carregava o artefato explosivo. Os homens tentaram fugir, o que deu início a uma perseguição e a um confronto. Uma mulher foi atingida pelos disparos e socorrida, imediatamente, pelo SAMU para o Hospital Municipal Miguel Couto.


Granada encontrada com o assaltante em Copacabana, na Zona Sul do Rio — Foto: Divulgação/PMERJ

Os bandidos fugiram pela Rua Tonelero. Um policial militar, o soldado Medeiros, estava indo almoçar, quando ouviu gritos de "pega ladrão". De imediato, ele pediu aos motoristas de uma concessionária de gás, que faziam um reparo no início da Rua Toneleros, o carro deles emprestado para perseguir o assaltante. Um dos homens tentava roubar uma moto parada no sinal, na esquina das ruas Tonelero e Marechal Mascarenhas de Moraes. Quando o policial se aproximou do bandido, ordenando que ele se entregasse, o assaltante, identificado como Andrei Araújo Aguiar, de 24 anos, ameaçou explodir a granada, que tirou da cintura e encostou no pescoço de um motociclista, que negou sair com ele. Andrei tem 29 passagens pela polícia, a maioria por roubo a estabelecimento.


Uma senhora, identificada como Silvia Nunes Parreiras, de 71 anos, foi baleada na perna direita durante a fuga dos bandidos, na Praça Cardeal Arcoverde. Segundo a direção do Hospital Municipal Miguel Couto, para onde foi levada, o estado de saúde da paciente é estável.


Na altura da Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, a polícia afirma que houve novos disparos. O homem estava exaltado e gritava: “não bota a mão em mim, não”. O policial atirou na perna dele e o agente conseguiu contê-lo. O suspeito foi capturado e preso, ferido com marcas de tiro.


— Os policiais jogaram o carro em cima da moto. E o rapaz pedindo para não colocar a mão nele, que estava com uma granada na cintura. Ele estava sempre nervoso, exaltado. Nunca vi isso aqui. As pessoas se jogavam no chão. Parecia cena de filme — disse o porteiro Givanildo José da Silva, que viu a ação.


Segundo Givanildo, o bandido tentava abrir as portas dos carros, parados no sinal, para fugir, até que viu o motociclista. Ele mandou o homem sair com ele na garupa, ameaçando que iria acionar a granada.


Os tiros assustaram motoristas da Rua Tonelero. Alguns voltaram na contramão, causando confusão também no tráfego. Policiais militares ainda atuam no local. O caso foi registrado na 12ª DP.


As duas caixas da lotérica estão depondo. Segundo uma delas, um dos dois bandidos entrou no estabelecimento com a granada e exigiu o dinheiro.


— Estávamos fechando um dos caixas. Demos o dinheiro, cerca de R$ 2 mil. Ele estava muito alterado — comentou a representante da lotérica, que não deu se identificou. A quantia foi recuperada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem