Agentes se concentram na Zona Oeste da capital
Um caveirão da polícia na Muzema — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo
Uma megaoperação feita pelas polícias Civil e Militar é realizada em dez comunidades na Zona Oeste da capital. Chamada de Ordo — que significa ordem —, a ação acontece na Cidade de Deus, na Gardênia Azul, em Rio das Pedras, no Morro do Banco, na Fontela, na Muzema, na Tijuquinha, no Sítio do Pai João, no Terreirão e na César Maia, nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena. Não há prazo para término da mobilização, que envolve dois mil homens. Na Linha Amarela, bandidos em fuga do cerco policial abandonaram um carro na altura na Avenida Geremário Dantas, no sentido Fundão, com três granadas. O Esquadrão Antibombas foi acionado e desativou os explosivos.
- No Recreio: Influenciador suspeito de atropelar e matar homem que havia acabado de se casar continua foragido
- Caso é investigado: 'Ele está amedrontado, não quer ficar sozinho no hospital', diz advogado da família de jovem autista baleado por policial
Uma pessoa foi presa no Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. Foram apreendidos com o suspeito uma pistola, 15 peças de munição, 102 papelotes de cocaína e dinheiro. Num balanço divulgado pelo governador Cláudio Castro no início desta tarde, ele informou que, até agora, 20 pessoas foram presas, dos quais 15 em flagrante e cinco por cumprimento de mandado.
Na Cidade de Deus, equipes retiram barricadas das ruas e realizaram a demolição de uma construção irregular. Uma fábrica de gelo — que furtava água — foi autuada também por poluição do solo, por conta do vazamento de óleo direto para a rede de esgoto.
O governador divulgou em seu perfil oficial no X imagens aéreas feitas com um drone. Segundo ele, as equipes que aparecem no vídeo são do 18º BPM (Jacarepaguá) e realizam a retirada de barricadas na Gardênia, uma das dez comunidades alvo da operação. Também é possível ver um blindado da corporação no local.
De acordo com o governo estadual, o número de homens a serem mobilizados na megaoperação será definido diariamente, bem como será avaliada a necessidade de as equipes permanecerem em alguma comunidade durante a madrugada.