José Simplício Neto chegou a ser levado para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. Caso é investigado pela Polícia Civil.
Rua ficou com marcas de sangue — Foto: Whatsapp/Reprodução
O guia de turismo José Simplício Neto, de 42 anos, morreu após ser atropelado por uma mobilete, na noite da quinta-feira (25), na rua Dom Juquinha, em Fernando de Noronha.
O acidente aconteceu na rua onde a vítima morava, em frente a um restaurante. O dono do estabelecimento, Marcos Mendonça, contou que o pedestre passeava com os cachorros quando foi atropelado.
“Neto vinha caminhando com as cachorrinhas, quando ouviu o barulho, virou e a mobilete bateu nele. Acho que a mobilete vinha muito rápida e não deu tempo de parar. Neto bateu com a cabeça no chão; o motociclista também caiu”, contou Mendonça.
A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu o pedestre e o condutor da mobilete, que não teve o nome divulgado. Os dois foram levados para o Hospital São Lucas.
Investigação
A Polícia Civil, que investiga o caso, divulgou uma nota sobre o acidente, informando que um homem de 42 anos foi socorrido por uma unidade de pronto atendimento após um ciclomotor ter batido nele.
"A vítima não resistiu aos ferimentos. O condutor do veículo, um homem de 24 anos, também foi socorrido para um hospital local. As investigações seguem até o esclarecimento do caso”, disse a polícia.
Segundo informações obtidas pelo g1, o condutor da mobilete segue internado na unidade hospitalar da ilha. Ele foi autuado em flagrante por causa da morte do guia de turismo e vai passar por uma audiência de custódia.
O veículo envolvido no acidente foi apreendido e está na delegacia — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo
Luto
A Associação de Condutores de Turismo (Acitur) divulgou uma nota de pesar. “Todos os guias de Noronha se unem em sentimento de pesar e enviam suas sinceras condolências aos amigos e familiares”, afirmou associação.
A assessoria de comunicação da Administração de Fernando de Noronha informou que o corpo de José Simplício Neto será encaminhado para exames no Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, nesta sexta-feira (26), e deve retornar para a ilha no sábado (27), quando deve ocorrer o enterro.
O governo local disse que o motociclista será transferido num avião de salvamento para a capital pernambucana para atendimento médico.
Outro acidente
Esse é o segundo acidente de trânsito com vítima fatal em Fernando de Noronha em menos de um mês. No dia 29 de julho, o motociclista Wedson Douglas da Silva, de 34 anos, morreu após a colisão com uma caminhonete de transporte de turistas, na BR-363.
A Administração Fernando de Noronha informou que vem tomando as medidas cabíveis em relação à prevenção de acidentes de trânsito na ilha, em especial àqueles decorrentes de embriaguez. Entre as medidas informadas, estão:
Administração da Ilha buscou articular a Polícia Militar, o Detran e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma ação conjunta de prevenção;
As blitze do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) no distrito passam a ser itinerantes;
A PRF fará uma visita à ilha para realizar ações de fiscalização e atividades de conscientização.