Qualidade da água do Rio Sena adia prova do triatlo que aconteceria hoje

Rio Sena: palco da cerimônia de abertura, da maratona aquática e do triatlo — Foto: STEPHANE DE SAKUTIN / AFP / 25-07-2024

A prova masculina de triatlo foi adiada para a quarta-feira (31) devido à qualidade da água do Rio Sena. A mudança ocorreu depois que novas análises foram feitas e detectaram índices de poluição acima do estabelecido pela World Triathlon para natação. A competição agora está prevista para às 5h45 (de Brasília), logo depois da prova feminina, que foi mantida para o dia original, às 3h. No entanto, haverá novos testes nesta terça-feira e um novo adiamento pode acontecer para o dia 2 de agosto.


A competição estava agendada inicialmente para a manhã desta terça-feira (3h, no horário de Brasília). Nos dois últimos dias, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris cancelou os treinos de reconhecimento do local por causa das condições da água após os dois dias seguidos de chuva.


A decisão foi tomada durante uma reunião com representantes da World Triathlon (federação internacional da modalidade), do Comitê Olímpico Internacional (COI), de entidades ligadas à meteorologia e da Prefeitura de Paris.


Recentemente, a prefeitura de Paris e a organização anunciaram que o rio Sena estava próprio para banho, inclusive autoridades mergulharam no local para provar a segurança do local aos atletas. No entanto, segundo o comunicado oficial, as chuvas que caíram sobre a cidade nos dias 26 e 27 de julho alteraram a qualidade da água. De acordo com os organizadores, houve melhora significativa nas últimas horas, mas alguns pontos do percurso de natação ainda estão acima dos limites aceitáveis.


Há previsão de pancadas chuvas, de acordo com a meteorologia, na noite e madrugada desta terça-feira.


O Brasil tem dois competidores na prova masculina: Miguel Hidalgo e Manoel Messias. No feminino, competem Vittoria Lopes e Djenyfer Arnold.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem