Bandidos contaram com informação recebida de mulher expulsa do tráfico do Morro dos Macacos para localizar alvo da ação
Dados da investigação sobre o ataque que deixou cinco mortos e três feridos na Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, na madrugada desta segunda-feira, revelam que o bando responsável pelo crime partiu do Morro da Mangueira para executar a ação em duas motos e um carro.
Segundo a Secretaria de Segurança, uma traficante que havia sido expulsa do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, que tem territórios controlados pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), teria revelado aos bandidos do Comando Vermelho (CV), grupo criminoso rival ao TCP e que também explora o tráfico na Mangueira, a localização de Pedro Henrique Barbosa da Conceição, o Marreco, ou V7.
Policiais reforçam o policiamento na Praça Barão de Drummond um dia após ataque com cinco mortos — Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo
Suspeito de integrar o tráfico do Morro dos Macacos, Marreco foi um dos cinco mortos na Praça Barão de Drummond. O ataque feito por cerca de oito homens armados de fuzis e pistolas, que estavam em duas motos e um carro, teria contado com a participação de ex-integrantes do tráfico da comunidade. Em março, sete bandidos deixaram o morro levando sete fuzis e munição, após um racha na quadrilha chefiada por Leandro Nunes Botelho, o Scooby-Doo, um dos chefes do TCP que controla o comércio de drogas na comunidade.
Entre os dissidentes que trocaram de facção e buscaram abrigo no Morro de São João, no Engenho Novo, e na Mangueira, estão Pedro Paulo Lucas Adriano do Nascimento, o Titauro e Welerson Gonçalves de Jesus, o Cara Fina. Após serem acolhidos no CV, eles teriam recebido apoio para tentar tomar o controle do comércio de drogas do Morro dos Macacos.
Só nos últimos quatro meses, pelo menos dez tentativas de invasão teriam ocorrido no morro. A primeira delas aconteceu no dia 4 de abril, quando um homem foi baleado na localidade conhecida como Chelsea, no interior da comunidade. Ele não resistiu aos ferimentos. Já entre o fim da noite do dia 4 e a madrugada do dia 5 de agosto, bandidos em motocicletas, vindos do Morro do São João, atacaram a tiros pessoas que estavam numa festa, numa das subidas do Morro dos Macacos. Na ocasião, um menino de 13 anos, e um entregador de farmácia foram atingidos por balas perdidas e morreram. Segundo a Secretaria de Segurança, o alvo desta primeira ação também seria Marreco, que na ocasião conseguiu fugir. Horas após o crime, homens com os rostos cobertos realizaram um protesto e chegaram a fechar o Túnel Noel Rosa por duas vezes.
Todas as mortes são investigadas pela Delegacia de Homicídios da Capital. Nesta terça-feira, policiais militares reforçaram o policiamento na Praça Barão de Drummond, onde o ataque aconteceu.