Autoridades espanholas emitem alerta vermelho de mais chuvas; 217 pessoas já morreram

Maior enchente do século no país já deixou 217 mortos, além de dezenas de desaparecidos. Governo enfrenta críticas por não ter enviado alertas à população a tempo.

A  Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) da Espanha emitiu um alerta vermelho de chuvas intensas na costa sul de Valência, com previsão de tempestades de alta intensidade que podem alcançar mais de 90 mm em uma hora. As chuvas devem começar às 18h (15h no horário de Brasília) e durar até as 23h (19h em Brasília). A Aemet informou que, apesar da intensidade, as chuvas não devem ser persistentes.

Em resposta ao alerta, a Polícia local usou megafones para avisar os moradores sobre o risco e pedir que voltassem para casa. A preocupação com a segurança cresceu após as recentes inundações que trouxeram críticas pela lentidão nas operações de limpeza e resgate. Para lidar com a situação, o Governo destacou 7.500 soldados e cerca de 10.000 policiais e guardas civis para auxiliar nos resgates e na recuperação da área.

Uma onda de solidariedade emergiu na região, com milhares de voluntários trazendo suprimentos e ajudando na limpeza. Entretanto, devido ao novo alerta, as autoridades limitaram a presença de voluntários e restringiram o acesso a cerca de 2.000 pessoas neste domingo (03).

O papa Francisco, durante um encontro no Vaticano, pediu aos fiéis que orassem por Valência e pelo povo espanhol, reconhecendo o sofrimento enfrentado pela região.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem