Em dois dias seguidos, viaturas da polícia batem em BRTs ao trafegar pela faixa exclusiva

Dez acidentes como esses já aconteceram neste ano, causados por veículos oficiais na calha dos articulados

Por dois dias seguidos, a imprudência de carros da polícia que trafegavam pelas pistas do BRT causou acidentes nesta semana na Zona Oeste do Rio. Seja por uma viatura da PM batendo de frente com um ônibus articulado ou por uma veículo da Polícia Civil que tentou ultrapassar um BRT, essas ocorrências deixaram três vítimas levemente feridas, ao todo, além de tirar os coletivos de circulação. Ao todo, neste ano, com esses casos recentes, já chega a dez o número de acidentes causados por veículos oficiais na pista exclusiva do BRT, informa a Mobi Rio.

No primeiro dos casos desta semana, na última terça-feira, uma viatura da PM transitava pela contramão, quando bateu de frente com um articulado — que fazia a linha 46 (Alvorada—Penha, Expresso) do corredor Transcarioca, na altura da estação Merck, na Taquara. Três passageiros tiveram ferimentos leves, de acordo com a operadora do sistema.


Após o ocorrido, o prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para reagir ao vídeo da batida. "É um nível de imbecilidade", criticou. Nas imagens, registradas pelas câmeras de monitoramento do BRT, é possível perceber que a viatura surge de uma curva, na altura de um sinal de trânsito, quando bate em cheio no articulado. O policial que ocupava o banco do carona desembarca da viatura — que ficou com a frente destruída — desce do carro colocando a mão no ombro. Já o BRT ficou sem o farol esquerdo e parte do para-choque.


Outro acidente ocorreu no dia seguinte, na altura da estação Outeiro Santo, em Jacarepaguá, no corredor Transolímpico. Na ocasião, uma viatura da Polícia Civil tentou ultrapassar um BRT, que fazia a linha 53 (Alvorada—Sulacap, Expresso), no trecho de pista dupla para os articulados. Mesmo com o fim da faixa em que estava, a viatura seguiu em frente e colidiu lateralmente com o articulado, que chegou a ir parar na pista de rolamento. Não houve feridos. Os veículos ficaram com as laterais amassadas.


Segundo a Mobi Rio, após os reparos, os dois BRTs voltaram à operação na manhã desta sexta-feira.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem