Enem 2024 x Copa do Brasil: local de prova próximo ao Maracanã tem bombas e som alto de torcida antes de final


Mesmo após receber pedidos para a mudança de data da disputa, a CBF rechaçou mudança no calendário e inscritos no exame reclamam do barulho e confusão no entorno causadas por torcedores que vão assistir ao confronto entre Flamengo e Atético-MG pela finalíssima

Diferente do esperado em um local de uma prova como o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), alunos alocados em uma escola pública vizinha ao Maracanã, na Zona Norte do Rio, encontraram churrasco na calçada, som alto, cantoria de torcida e explosão de bombas. O estádio recebe neste domingo, a partir das 16h, a final da Copa do Brasil entre Flamengo e Atlético-MG. O local, um prédio do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), fica a apenas 250 metros de distância de onde será realizado o jogo e é um conhecido ponto de passagem e concentração de torcedores.


— São mais de 5 horas de prova, é cansativo e tenso. Eu pretendia fazer com calma e utilizar o máximo do relógio, mas com a bagunça e tumulto do lado de fora, não sei como vai ser. E ainda tem o medo da volta para casa – disse Gabriela Sthel, 17 anos, que faz a prova pela segunda vez, na tentativa de conquistar uma vaga no curso de Farmácia.


O Cefet costuma receber as provas do Enem todo ano. Normalmente, há algum impacto dos jogos na realização da prova. No entanto, essa é a primeira vez que no mesmo dia do Enem é realizada também uma final de campeonato, o que amplificou a mobilização dos torcedores.


Nas redes sociais, pais e alunos também reclamaram da confusão no entorno do local de prova. "Fui entregar minha irmã pra fazer o Enem no Cefet Maracanã e está a maior muvuca, encontro de organizada e som alto bem do lado", escreveu um internauta reclamando da partida com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), organizadora do jogo, e o governador Cláudio Castro.


Na semana passada, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) enviou um pedido à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pra que as datas ou os horários do torneio fossem reajustados, o que não atendido.


"Essa coincidência de datas, especialmente nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, pode acarretar dificuldades logísticas para os participantes do exame, como congestionamentos e agitação de torcedores, prejudicando o deslocamento e o ambiente adequado para a realização das provas", avisaram os secretários de Educação na sexta-feira da semana passada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem