A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (5) uma operação para desmantelar um esquema de fraudes em licitações de serviços de controle de pragas e sanitização de ruas na cidade de Canarana, no norte da Bahia, com ações estendidas a Cedro, em Pernambuco. Denominada "Operação Sanit", a iniciativa tem como alvo irregularidades na contratação de serviços pela prefeitura de Canarana, com indícios de desvios de verbas públicas.
As investigações da PF revelam suspeitas de que a empresa responsável pela execução do serviço teria utilizado documentos falsificados e que, apesar das exigências de veículos e equipes especializadas, o trabalho de sanitização foi conduzido por apenas um funcionário. Recursos destinados ao projeto vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Saúde, o que levanta preocupações sobre a correta aplicação dos fundos públicos.
Segundo as apurações, o esquema envolvia não apenas a utilização de documentação irregular, mas também a falta de comprovação efetiva da realização dos serviços contratados. Em resposta, a PF cumpriu dez mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos suspeitos. Até o momento, as identidades dos envolvidos não foram divulgadas, mas eles poderão responder por crimes como fraude em licitação, direcionamento de contrato, superfaturamento e desvio de recursos públicos.
Os mandados judiciais foram emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O portal tenta contato com a administração de Canarana para obter uma posição sobre o caso.