Equipe que trata da saúde do presidente disse que ele está com a cognição perfeita e apto a trabalhar
Nesta quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pelos médicos para voltar a Brasília. O mandatário passou por novos exames na manhã desta quinta-feira, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele chegou às 9h11 e, uma hora depois, o médico Roberto Kalil, que acompanha o petista, informou sobre a liberação.
— O resultado foi extremamente satisfatório. O exame está melhor até [que o previsto]. O estado geral dele é bom. Hematoma não existe mais. A parte de cognição está perfeita. Ele pode trabalhar. E a equipe médica liberou ele para ir à Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. E nas próximas semanas ele vai fazer novos exames de controle — disse Kalil.
Lula realizou uma tomografia para avaliar a recuperação das cirurgias na cabeça da semana passada. De acordo com os médicos, o hematoma que havia na cabeça do presidente foi drenado completamente.
A médica da presidência, a infectologista Ana Helena Germoglio, afirmou que o chefe do Executivo fará um novo exame de imagem daqui a 10 dias no hospital Sírio-Libanês de Brasília. Segundo ela, Lula passará o Natal e o Ano Novo na capital federal.
Lula permaneceu durante a manhã na unidade paulista. A previsão é que ele vá direto do hospital ao Aeroporto de Congonhas, onde embarca para Brasília.
Almoço com ministros
Na sexta-feira, Lula pretende realizar a última reunião do ano com todos os 39 ministros amanhã, em um almoço no Palácio da Alvorada. O encontro deve ser em um modelo “compacto”, mais curto, com falas do presidente e de ministros do Palácio do Planalto, como o chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Por orientação médica, o petista cancelou a ida ao Natal dos Catadores, evento na capital paulista que Lula participa desde 2003. O presidente chegou a confirmar a participação no último domingo, tanto em coletiva de imprensa após a alta hospitalar, como em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo. Mas a assessoria de imprensa do evento informou hoje que o petista não participará devido às recomendações médicas.
Sem poder fazer atividades físicas por recomendação médica, o presidente precisa evitar movimentos nesses primeiros dias de recuperação após a cirurgia.
Nos últimos dias, o petista não saiu da casa, em Alto de Pinheiros, na Zona Oeste da capital. No local, ele recebeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; da Defesa, José Múcio Monteiro; da Casa Civil, Rui Costa; e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lula também recebeu a visita de amigos, como o músico Chico Buarque e o apresentador Paulo Vieira.