Papa vai receber alta neste domingo e retornar ao Vaticano, dizem médicos

No mesmo dia, Pontífice fará a sua primeira aparição pública desde que foi internado, há mais de um mês, para tratar uma pneumonia bilateral

O Papa Francisco, internado há mais de um mês para tratar de uma pneumonia bilateral, receberá alta neste domingo e retornará às suas atividades no Vaticano, anunciou sua equipe médica em uma coletiva de imprensa neste sábado. Mais cedo, a Santa Sé divulgou que o Pontífice fará no domingo a sua primeira aparição pública desde que foi hospitalizado. De acordo com os médicos, Francisco passará “pelo menos dois meses” se recuperando em casa.


— Amanhã, o Papa retornará à residência de Santa Marta — onde o Pontífice de 88 anos costuma residir, disse o Dr. Sergio Alfieri na coletiva, acrescentando que ele terá que se submeter a “uma longa convalescença” de “pelo menos dois meses”.


Evolução do quadro


O Pontífice de 88 anos está no hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, quando foi internado com um quadro de bronquite que, posteriormente, evoluiu para uma pneumonia em ambos os pulmões.


O anúncio ocorre depois de o Vaticano relatar, nos últimos dias, uma melhora gradual na saúde do Pontífice desde o início do mês. O primeiro sinal foi a mudança do seu prognóstico, em 10 de março, que antes era classificado como reservado, ou seja, quando não é possível prever a recuperação do paciente. Até o início desta semana, Francisco vinha utilizando uma máscara de oxigênio, mas na terça-feira o Vaticano informou que, pela primeira vez, ele conseguiu ficar sem ela. Na quarta-feira, o Papa deixou de utilizar a máscara, segundo a Santa Sé.


Durante o dia, ele ainda usa uma cânula nasal para receber oxigênio de alto fluxo, mas os médicos estão reduzindo essa necessidade gradualmente. Francisco é propenso a doenças respiratórias e, na juventude, teve parte de um pulmão removido.


Ao longo de sua internação, o estado de saúde do Papa passou por altos e baixos, com episódios de insuficiência respiratória aguda e broncoespasmo (contração repentina dos brônquios que dificulta a passagem de ar para os pulmões) que exigiram o uso de terapias como ventilação mecânica não invasiva.


Oração do Angelus


O anúncio da alta foi feito horas depois que o Vaticano informou que Francisco acenará e dará sua bênção no domingo de uma janela do hospital Gemelli, em Roma, marcando sua primeira aparição pública desde sua hospitalização em 14 de fevereiro.


— O Papa Francisco planeja cumprimentar e dar uma bênção do hospital Agostino Gemelli, em Roma, no final (da oração semanal do Angelus), que, como nas últimas semanas, será publicada por escrito — disse a assessoria de imprensa da Santa Sé.


Francisco não preside a oração do Angelus desde 9 de fevereiro. Desde então, ele perdeu cinco semanas consecutivas, algo inédito desde sua eleição em março de 2013. O Angelus é normalmente proferido todos os domingos ao meio-dia, em público, pelo Papa, de uma janela do Palácio Apostólico com vista para a Praça de São Pedro, onde os fiéis geralmente se reúnem para vê-lo e ouvi-lo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem