Diário de Recife | As Últimas Notícias do Brasil Após EUA ameaçarem deixar acordo de paz na Ucrânia, Rússia acusa Washington de dificultar diálogo

Após EUA ameaçarem deixar acordo de paz na Ucrânia, Rússia acusa Washington de dificultar diálogo

Nesta sexta (18), secretário de Estado dos EUA disse que Trump deixará mediação caso não haja sinais imediatos de progresso nas negociações. Kremlin afirmou que contato com EUA é "complicado".

Após os Estados Unidos anunciarem que deixarão a mediação por um acordo de paz na Ucrânia, o governo russo acusou nesta sexta-feira (18) o governo Trump de dificultar o contato direto com Moscou.


"Os contatos com Washington estão difíceis", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Peskov reagiu à fala do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, também nesta sexta. Em visita a Paris, Rubio afirmou que o presidente norte-americano, Donald Trump, vai abandonar a mediação por um acordo de paz caso não veja avanços.


O porta-voz do Kremlin argumentou que já houve "algum progresso" para o acordo de paz, mas disse que o governo dos EUA tem dificultado o diálogo direto. Peskov afirmou ainda que "a Rússia está se esforçando para resolver o conflito, garantindo seus próprios interesses". E ainda acrescentou:


"Moscou permanece aberta ao diálogo com os Estados Unidos".

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse nesta sexta-feira (18) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonará os esforços para intermediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia dentro de alguns dias, a menos que haja sinais claros de que um acordo é possível.


"Não vamos continuar com esse esforço por semanas e meses a fio. Então, precisamos determinar muito rapidamente agora — e estou falando de questão de dias — se isso é viável nas próximas semanas. Se for, estamos dentro. Se não, então temos outras prioridades para focar também", disse Rubio em Paris, após se reunir com líderes europeus e ucranianos.

O secretário afirmou, ainda, que Trump segue interessado em um acordo, mas está disposto a abandonar a ideia caso não haja sinais imediatos de progresso.


Durante sua campanha eleitoral, Trump prometeu encerrar a guerra nas primeiras 24 horas após assumir a presidência. Ao tomar posse, ele moderou essa promessa, sugerindo que um acordo poderia vir até abril ou maio, à medida que os obstáculos aumentavam.

Os comentários de Rubio destacam a crescente frustração com a falta de progresso nas tentativas de resolver uma lista cada vez maior de desafios geopolíticos.


As relações entre Trump e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, ficaram estremecidas desde o início do novo mandato do presidente norte-americano, quando os Estados Unidos iniciaram conversas bilaterais com a Rússia por um acordo de paz na Ucrânia sem consultar Kiev.


Depois, em visita à Casa Branca, Zelensky travou um bate-boca com Trump (relembre no vídeo abaixo), e a visita terminou mais cedo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

O Diário de Recife é o seu portal de confiança para tudo o que acontece em Pernambuco e no Brasil.

Com uma equipe de jornalistas dedicados, oferecemos informações relevantes sobre política, economia, saúde, educação e tudo o que impacta a vida dos recifenses e pernambucanos. Além disso, trazemos as últimas atualizações sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo.

Palavras-chave: notícias políticas Recife, economia Pernambuco, saúde pública Recife, educação no nordeste, informações de utilidade pública, impacto social Recife, atualizações políticas Brasil, tendências econômicas PE, saúde e bem-estar Pernambuco, cultura popular nordeste, desenvolvimento sustentável Recife, notícias sobre a cidade, sociedade recifense, melhorias urbanas Recife, oportunidades de emprego Pernambuco, notícias locais, Brasil e região nordeste