Vítima trabalhava como empacotador em um estabelecimento e foi alvo de manipulação e exploração financeira por parte de três colegas de trabalho
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu na última quarta-feira, em Curitiba, uma mulher que vinha sendo investigada por suspeita de praticar estelionato contra um jovem autista. A investigação teve início após uma denúncia feita em abril de 2023 pela mãe da vítima, um jovem diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
De acordo com a PCPR, a vítima atua como empacotador por meio de um programa de inclusão para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A vítima foi alvo de manipulação e exploração financeira por parte de três colegas de trabalho.
Segundo as investigações, os suspeitos realizavam pedidos frequentes de dinheiro com alegações de dificuldades pessoais, sendo que uma mulher, considerada a principal investigada, teria simulado um relacionamento afetivo com a vítima com o intuito de obter vantagens indevidas.
Há indícios de que a suspeita teve acesso a dados bancários da vítima, que teria feito empréstimos e feito movimentações de valores do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ainda segundo a Polícia, mesmo após o registro da ocorrência, essa suspeito teria continuado solicitando dinheiro à vítima, com um prejuízo financeiro da vítima ultrapassando os R$ 10 mil.
A mulher foi encaminhada ao sistema penitenciário, e as investigações continuam com o objetivo de apurar se houve a participação de outros envolvidos.