Sirene da Defesa Civil foi acionada e há pelo menos 16 linhas de ônibus fora de operação
A Defesa Civil de Petrópolis emitiu, às 10h08 deste sábado, um alerta via SMS para inundação na Rua do Imperador, no Centro da cidade. A sirene do local também foi acionada, e a via encontra-se interditada. Muitos motoristas tiveram que voltar na contramão e desviar o caminho devido ao risco de alagamento.
Equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) estão no local e orientam os motoristas a buscarem rotas alternativas, se dirigirem a locais seguros ou às ilhas de segurança da cidade.
O órgão pede que a população fique atenta a sinais de deslizamentos e evite trafegar por áreas alagadas. Em caso de emergência, a recomendação é ligar para o número 199.
A Defesa Civil segue monitorando as condições do tempo e pode emitir novos alertas a qualquer momento. Por causa da chuva, ao menos 16 linhas de ônibus estão temporariamente fora de operação no Centro do município.
Joana Darc Noronha, de 57 anos, veio de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, para passar o final de semana em Petrópolis. Ela disse que apesar de conhecer a cidade é a primeira vez que vê o rio Quitandinha transbordar e alagar a rua.
--- Eu sabia do risco de chuva. A Defesa Civil alertou, mas eu quis vir com meu filho mesmo assim. Estou surpresa com tudo que está acontecendo e torcendo para que não aconteça nada grave e que a gente consiga voltar para casa.
Ruas que chegaram a ser impactadas, mas já foram reabertas
Rua Cel. Veiga (alagamento)
Rua Alagoas, Quitandinha (deslizamento de terra)
Rua Washington Luiz (alagamento)
Duas Pontes (alagamento)
Rua Saldanha Marinho (alagamento)
Rua dos Ferroviários, Alto da Serra (enxurrada de lama na via)
Estrada do Independência (queda de árvore)
Rua Olavo Bilac (Castelânea)
Rua General Rondon, acesso ao Thouzet (alagamento)
Transporte público
Todas as linhas de ônibus das empresas Cidade Real estão fora de operação.
Já a empresa Turp interrompeu a operação na Zona Sul da cidade (Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Independência, São Sebastião, Mosela, Valparaíso, Centro e Bingen.
Cidade das Hortênsias — linha que atende ao Valparaíso — e linha 360 paralisadas.