Rio de JaneiroSão PauloPernambucoRecifeBahiaSalvadorFortalezaBrasíliaManausBelo HorizonteGoiâniaGoiásCuritibaPiauíAracajuBoa VistaCampo GrandeCuiabáFlorianópolisJoão PessoaMacapáMaceióNatalPalmasPorto AlegrePorto VelhoRio BrancoSão LuísTeresinaVitória
Diário de Recife | As Últimas Notícias do Brasil Situação de emergência: Angra dos Reis tem 331 desalojados e mantém quatro abrigos abertos após fortes chuvas

Situação de emergência: Angra dos Reis tem 331 desalojados e mantém quatro abrigos abertos após fortes chuvas

Famílias afetadas continuam recebendo assistência enquanto mobilização por doações segue ativa

Angra dos Reis amanheceu neste domingo (6) com 331 moradores desalojados, acolhidos em quatro abrigos montados pela Prefeitura. O município segue em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram a região no fim de semana.


Os abrigos ainda em funcionamento estão localizados nos bairros de Monsuaba (E.M. Benedito dos Santos Barbosa), Parque Belém (E.M. Princesa Izabel) e Parque Mambucaba (E.M. Frei Bernardo e CEMEI Parque Mambucaba). Segundo a Defesa Civil, outros pontos de apoio foram desmobilizados, mas podem ser reabertos caso necessário.


Apesar do número expressivo de desalojados, a Defesa Civil informa que os volumes de chuva registrados entre a noite de sábado (5) e a manhã deste domingo estão dentro do esperado. A previsão é de acumulados menores, inferiores aos 50 mm inicialmente previstos, o que contribuiu para a decisão de desmobilizar parte dos espaços de acolhimento.


— Diante desse cenário de redução nos acumulados e da previsão para as próximas 24 horas, entendemos que não há necessidade de manter todos os pontos de apoio ativos neste momento — explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior.


Atendimento de saúde

As unidades de emergência de Angra seguem funcionando normalmente, com atendimento 24 horas. A exceção é o SPA do Parque Mambucaba, que teve os atendimentos suspensos temporariamente. Pacientes estão sendo direcionados ao Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), ao SPA do Frade e ao Hospital da Praia Brava. O Corpo de Bombeiros também auxilia nas transferências, enquanto equipes atuam para restabelecer o funcionamento do SPA.


Solidariedade e doações

A Prefeitura está arrecadando doações para as famílias afetadas. Alimentos não perecíveis, água, itens de higiene, produtos de limpeza, roupas e ração para animais podem ser entregues das 9h às 16h em três pontos: Secretaria de Desenvolvimento Social (Centro), Galpão do Almoxarifado (Aeroporto/Japuíba), Galpões da Prefeitura na Praia do Anil e no Balneário (para empresas)


Devido à alta demanda, o telefone 199 da Defesa Civil pode apresentar instabilidade. A população pode entrar em contato também pelos números (24) 3365-4588 e (24) 3377-7991.


Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos em áreas específicas

De acordo com a Defesa Civil Estadual, o cenário atual é de estabilidade climática momentânea, com ausência de chuvas significativas no estado. A menor temperatura registrada até o momento foi de 10,2°C em Petrópolis.


Apesar da trégua no início da manhã, o panorama meteorológico indica que áreas de instabilidade associadas ao transporte de umidade do oceano devem provocar pancadas de chuva fraca a moderada, de forma isolada, ao longo da manhã e da tarde em diferentes regiões do estado. A temperatura máxima prevista é de 30°C na Região Sul.


Com a passagem da frente fria, os riscos hidrológicos diminuem, permanecendo em nível moderado em todas as regiões. No entanto, o risco de deslizamentos segue elevado em áreas vulneráveis.


A previsão indica risco muito alto de deslizamento nas regiões da Costa Verde (Angra dos Reis) e Serrana (Petrópolis). O nível de alerta é alto para Teresópolis, Mangaratiba e Duque de Caxias. Para as demais regiões do estado, o risco é moderado.


A Defesa Civil informa que segue em monitoramento contínuo e que novos alertas poderão ser emitidos a qualquer momento, em caso de mudanças no cenário climático.


Tempo instável persiste na capital fluminense

Na cidade do Rio, o domingo será de céu nublado e possibilidade de chuva fraca a moderada, isolada, a qualquer momento do dia, conforme o Alerta Rio. O transporte de umidade do oceano em direção ao continente continua influenciando o tempo e mantendo as nuvens carregadas sobre a capital.


Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva que atuam no oceano se deslocam em direção ao Maciço da Tijuca, o que pode provocar chuva fraca a moderada isolada na próxima hora nas regiões da Zona Sul, Centro e Tijuca. As temperaturas permanecem estáveis, com mínima de 18°C e máxima de 27°C. Ventos variam entre fracos e moderados.


O município segue em Estágio 2 desde a manhã da última sexta-feira (4), o que indica risco de novos impactos devido às condições meteorológicas. Esse é o segundo nível em uma escala de cinco e requer atenção redobrada da população.


Ressaca na orla até segunda-feira

A Marinha do Brasil prorrogou até as 9h da manhã de segunda-feira (7) o aviso de ressaca para o litoral carioca. As ondas podem chegar a até 3 metros de altura. A orientação é que banhistas, pescadores e praticantes de esportes náuticos evitem o mar durante o período do alerta.


Semana começa com tempo instável

Na segunda-feira (7), os ventos úmidos continuam influenciando o tempo, com céu nublado a parcialmente nublado e previsão de chuva fraca e isolada na madrugada e pela manhã.


A terça-feira (8) deve ter uma trégua na instabilidade: apesar da variação de nuvens, não há previsão de chuva, e os ventos seguem fracos a moderados.


Na quarta-feira (9), a formação de um sistema de baixa pressão na costa da Região Sudeste, aliada ao calor, pode provocar pancadas isoladas de chuva nos períodos da tarde e da noite. Os ventos devem variar de moderados a fortes.


A quinta-feira (10) seguirá com nebulosidade variável e previsão de pancadas isoladas de chuva à tarde e à noite, ainda sob a influência do sistema de baixa pressão. Os ventos serão fracos a moderados.


A recomendação das autoridades é que a população fique atenta aos avisos oficiais e evite áreas de risco em caso de nova ocorrência de chuva forte.

Postagem Anterior Próxima Postagem

O Diário de Recife é o seu portal de confiança para tudo o que acontece em Pernambuco e no Brasil.

Com uma equipe de jornalistas dedicados, oferecemos informações relevantes sobre política, economia, saúde, educação e tudo o que impacta a vida dos recifenses e pernambucanos. Além disso, trazemos as últimas atualizações sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo.

Palavras-chave: notícias políticas Recife, economia Pernambuco, saúde pública Recife, educação no nordeste, informações de utilidade pública, impacto social Recife, atualizações políticas Brasil, tendências econômicas PE, saúde e bem-estar Pernambuco, cultura popular nordeste, desenvolvimento sustentável Recife, notícias sobre a cidade, sociedade recifense, melhorias urbanas Recife, oportunidades de emprego Pernambuco, notícias locais, Brasil e região nordeste