Brasil
STF reabre debate sobre diploma de jornalista e acende alerta para liberdade de imprensa no Brasil
Ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes defendem rediscussão da obrigatoriedade do diploma; entidades de classe temem retrocesso e associam movimento a tentativas de cerceamento
Uma declaração recente de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu o debate sobre um dos pilares da liberdade de imprensa no Brasil e causou choque na categoria dos jornalistas. Durante julgamento na 1ª Turma do STF na última terça-feira (18), os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes defenderam a rediscussão da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, o que, na visão de muitos profissionais, representa uma tentativa velada de censura e um perigoso retrocesso democrático.
A fala dos ministros ocorreu em meio a um julgamento sobre direito de resposta envolvendo o Grupo Globo, mas ganhou contornos mais amplos quando Dino afirmou que a decisão do STF de 2009, que derrubou a exigência do diploma, criou um “complicador” ao estender as garantias constitucionais da imprensa a blogueiros e comunicadores sem formação específica.
“Complicador” ou ferramenta de controle?
Para a ministro Flávio Dino, a ausência de uma formação acadêmica obrigatória e de uma instituição privada de autorregulação dificulta a análise judicial em conflitos envolvendo liberdade de imprensa, sigilo de fonte e direito de resposta. Ele defendeu que o sigilo da fonte não pode ser utilizado para “desinformar”.
Já o ministro Alexandre de Moraes foi além, ao afirmar que organizações criminosas como PCC e Comando Vermelho já se infiltraram em redes de desinformação, e que qualquer pessoa pode se apresentar como jornalista. “Aí basta colocar como especialista, jornalista, para tratarmos como tal. Não”, declarou.
A fala dos ministros gerou apreensão imediata na categoria. A lembrança de que a exigência do diploma foi instituída durante a ditadura militar, pelo Decreto-Lei nº 972/69, como um mecanismo de exclusão política para calar vozes críticas, é um fantasma que ronda a memória dos profissionais mais experientes.
O fantasma da ditadura e a censura
Jornalistas veteranos não hesitam em traçar o paralelo. Foi na época do regime militar que a obrigatoriedade do diploma serviu como ferramenta de controle ideológico, cerceando a liberdade de pensamento e de expressão. “A exigência do diploma foi uma estratégia do regime militar para excluir opositores e vozes subversivas”, relembra a história da categoria, que vê com pavor qualquer movimento que remeta a esse período.
A atual decisão do STF que, em 2009, derrubou a obrigatoriedade foi comemorada como um avanço democrático, alinhado à Constituição de 1988 que garante a livre manifestação do pensamento e a informação independente de censura. Para a Associação Brasileira dos Jornalistas (ABJ), que acolhe profissionais com e sem diploma, a decisão foi um marco de inclusão e pluralismo.
Críticas e defesa da liberdade de expressão
Os argumentos dos ministros encontram forte resistência entre profissionais e entidades de classe. Para muitos, a discussão sobre o diploma é uma cortina de fumaça para esconder o verdadeiro objetivo: controlar quem pode ou não exercer o jornalismo em um momento em que as vozes independentes e os comunicadores populares ganham cada vez mais espaço.
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que sempre defendeu a exigência do diploma, vê a decisão de 2009 como um grave retrocesso que precarizou o trabalho e abriu espaço para a desinformação. No entanto, para a ABJ, a tentativa de restabelecer a obrigatoriedade fere os princípios democráticos e a liberdade de expressão, sendo uma forma de “reserva de mercado” que não se sustenta na Constituição.
Os ministros argumentam que a medida visa coibir a desinformação. No entanto, a categoria contra-argumenta que jornalistas levam a verdade e a utilidade pública à sociedade, com um trabalho de caráter e respeito, e que a solução para as fake news não pode ser a censura ou a limitação de quem pode informar.
O que está em jogo?
O que está em jogo é a própria definição de quem pode ser considerado jornalista no Brasil. Ao sugerirem a rediscussão do diploma e, ao mesmo tempo, apontarem para a necessidade de regular o sigilo de fonte, os ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes indicam um caminho que, segundo críticos, visa fortalecer o poder do Estado sobre a informação.
A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão são direitos inalienáveis garantidos pela Constituição e vistos como pilares da democracia. Qualquer movimento que sugira sua relativização ou que crie barreiras para o exercício do jornalismo é encarado com desconfiança e resistência.
A sociedade brasileira, que já viveu o silêncio imposto pela ditadura, não pode aceitar que os ministros do STF, guardiões da Constituição, agora flertem com ideias que lembram o passado de trevas. A censura, o espancamento e o assassinato de jornalistas naquela época são feridas que ainda não cicatrizaram.
A imprensa brasileira, unida, estará vigilante para que a democracia e a liberdade de informar não sejam novamente destruídas, seja por canetaços ou por novas exigências que, na prática, representem a volta do cerceamento a um direito fundamental do povo.
A imprensa brasileira não vai aceitar essa censura. Não vai aceitar essa ditadura que alguns tentam impor disfarçada de regulação ou combate à desinformação.
Nós, jornalistas, levamos a verdade. Levamos informação de utilidade pública. Fazemos um trabalho sério, com caráter, com respeito à sociedade e ao povo brasileiro. Somos homens e mulheres sérios, comprometidos com a apuração dos fatos e com a honestidade intelectual.
A fala do ministro Flávio Dino, associando o jornalismo a facções criminosas, é abominável. É uma declaração que ofende toda uma categoria que trabalha com dignidade e ética. Nós não nos envolvemos com coisas erradas. Não nos envolvemos com crime. Não nos envolvemos com nada que desabone a nossa profissão.
E não é por causa de um erro de uma pessoa, ou de um único profissional que age de má-fé, que todos os jornalistas devem pagar. Não se pode generalizar. Não se pode manchar a honra de milhares de profissionais por causa de um ou outro. Querer punir toda a categoria por atos isolados é injusto, é covarde e é um atentado à democracia.
O jornalismo do Brasil não vai aceitar a ditadura novamente. Não vai aceitar a censura. Já vivemos isso na época do regime militar, quando jornalistas eram calados, espancados, assassinados. Não permitiremos que a história se repita. O Brasil não voltará a viver dias de trevas.
Deus deu a liberdade. Deus deu a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, a liberdade para o povo. E nós vamos seguir o que Deus colocou: a liberdade. Não são ministros do Supremo Tribunal Federal, com canetadas e discursos ameaçadores, que vão destruir a democracia e a lei de Deus.
Todos os jornalistas do Brasil estão unidos. Não vamos aceitar a censura. Não vamos aceitar a nova ditadura. A imprensa não se calará. A verdade sempre prevalecerá.

Lançamento6 meses atrásQuando a lógica encontra a emoção: o refúgio artístico de Emerson Garrido
Economia6 meses atrásAir France-KLM submete oferta inicial por fatia minoritária na TAP
Últimas Notícias6 meses atrásSexto sentido apurado? Estes são os cinco signos mais intuitivos
Últimas Notícias6 meses atrásAgências bancárias estarão fechadas nesta Sexta-Feira Santa
FAMA6 meses atrásMesmo com TDAH, esses famosos conquistaram fortuna e sucesso
Últimas Notícias6 meses atrásBombeiros buscam por mulher desaparecida após chuva em Piracicaba

BBB5 meses atrásAna Paula Renault, campeã do ‘BBB 26’, comenta apelidos dados aos rivais: ‘Não entendiam meu sarcasmo’

BBB6 meses atrásEnquete do ‘BBB 26’ aponta quem está com mais votos para sair do reality; Ana Paula, Jordana e Juliano: quem sai?























